A respiração, a massagem thai e o yoga

THAI YOGA MASSAGE

Sei que é muito desafiante, e especialmente para quem já é mãe, conseguir ter tempo para estar atento a si próprio e ouvir o que vai dentro. E ás vezes não é só porque temos centenas de requisições durante o dia, mas também porque nos acostumámos a viver numa alucinação e é difícil conseguir sair da roda viva porque o nosso organismo e a nossa mente se adaptaram de tal forma á turbulência que, parar, e dedicarmos tempo a nós próprios parece um pouco egoísta ou de gente sem nada para fazer da vida.

O meu maior desafio nos primeiros anos de pratica de Yoga, não era entrar ou permanecer nas posturas por mais exigentes que fossem na altura para a minha condição. Era, e por vezes ainda é, PARAR e ficar 15/ 20 minutos sossegada para relaxar ou meditar. Ainda hoje vejo como consigo arranjar justificações para “fugir” a esses minutos quando tenho a cabeça a mil á hora.

Com as gestantes que acompanho em período de gravidez ou pós-parto utilizo algumas técnicas de relaxamento, como o Yoganidra, a massagem Thai Yoga e a música como ferramentas para acalmar o turbilhão e proporcionar um momento de profundo relaxamento. Quando a mente relaxa, e o corpo entra num profundo estado de relaxamento, o organismo ganha as condições necessárias para reencontrar o seu equilíbrio. 

 

Todas as técnicas são uma oportunidade e um caminho para atingir um fim. O único que faz sentido – o do seu encontro! 

A massagem Thai facilita o processo e de descontração profundo e abre espaço  para entrar em contacto com o que é mais genuíno em si.É quando se permite olhar para dentro que, gradualmente, consegue, não só ir percebendo melhor o seu mundo interior (que muda todos os dias), como colocar as questões que a preocupam em perspectiva e estreitar os laços entre si e o seu bebé, esteja em fase de gravidez ou em pós-parto.

Ter tempo para olhar para a sua vida do lugar de um mero observador exterior, dá-lhe o distanciamento para poder ir realinhando prioridades e fazer os ajustamentos que sentir necessários e possíveis. Parece básico e simples de colocar em prática, mas a maioria de nós não o faz, ainda que seja essencial ao nosso bem- estar.

Eu habituei-me a fazê-lo de manhã porque sempre acordei mais cedo que toda a gente e adoro o silêncio da madrugada, mas fazê-lo á noite quando as crianças já estão na cama, é uma alternativa que pode funcionar melhor para quem ainda tem crianças pequenas.

Partilhei muito recentemente um Áudio de Relaxamento Gratuito que mais não teve que esse mesmo objectivo de ajudar a parar e relaxar para no final poder ficar mais disponível para se ouvir.

Se sentir que precisa de um tempo e espaço para reequilibrar, não hesite, e venha experimentar uma sessão de Thai Yoga e Yoganidra.

As mulheres grávidas e em pós-parto estão de forma geral mais sintonizadas com o seu corpo e sabem que a higiene mental é tão importante quanto a oral.

Uma óptima Semana! 

Até Breve!

Information is power. Get your free e-book about Portuguese Birth System